HISTORIA

O Clíper foi fundado no dia 1° de junho do ano de 1952, na esquina das ruas Santa Izabel e Visconde de Porto Alegre, no bairro Praça 14 de Janeiro.  Sua sede fica próxima a do América, seu maior rival. O Atlético Clipper Clube chegou a disputar o campeonato da primeira divisão de 1957, 1958 e 1959, passando para a Chave B, ainda da primeira divisão, em 1960 e 1961, para depois cair para a segunda divisão

O nome do clube era para ser ‘Eclipse’, mas os fundadores decidiram inovar, e sugeriram um nome origial: Clíper. Poucos anos depois da fundação, passou a competir no campeonato estadual. De 1957 a 1962, o clube teve participações modestas na competição.  Com a chegada do profissionalismo, o Clíper se manteve apenas nas competições amadoras promovidas pela FADA (depois FAF).
O clube revelou vários talentos do nosso futebol, como Catita, o goleiro Dilson, o atacante e goleador Lourival e o volante Valdir, que chegou a defender o Nacional e os irmãos Aristóteles e Aristóbulo, que se identificavam muito com essa agremiação e chegaram a comandar o clube.
Em 1964, o Sr. Monteiro, dirigente do London Bank,  substitui os irmãos Aristóbulo e Aristóteles no comando do clube. Monteiro manteve a equipe nos campeonatos amadores, nas escolinhas de futebol, nos juvenís e juniores com primazia, apesar das dificuldades.
 Em 1996, o Clíper voltou ao estadual.  Participa com destaque do estadual conquistando o vice-campeonato, sendo derrotado na final para o Nacional. 
Em 1999, o  treinador carioca Oscar Conrado chega ao clube implementando uma modernização na sua estrutura e inaugurando um pequeno hotel para os jogadores, localizado na Zona Norte de Manaus, na Cidade Nova.  A chegada de Oscar também marca o início de uma hábito: o Clíper costuma ter nos estaduais mais da metade do seu elenco formado por jogadores de outros estados.  

Em 2006, ao final do Estadual, o Cliper pediu afastamento das competições profissionais, e voltou apenas em 2009 (já de volta a Manaus), na Segunda Divisão, terminando na última colocação, com apenas 1 ponto somado em 8 partidas, e tendo sofrido várias goleadas. Em 2010 teve campanha foi parecida, com 3 pontos em 8 jogos, terminando novamente na última colocação. 

MASCOTE  - ÁGUIA DOURADA
 






Comentários

Postagens mais visitadas